Genética Nutricional

Acompanhamento Nutricional

Para obter sucesso no emagrecimento, não basta apenas ter um plano alimentar, é necessário um ACOMPANHAMENTO NUTRICIONAL eficaz e individualizado. Existem hábitos, vícios e crenças que precisam ser modificados a fim de que o emagrecimento ou tratamento de doenças obtenham sucesso. A cada consulta o paciente é conduzido cada vez mais para alcançar seus objetivos na Reeducação Alimentar. No acompanhamento nutricional novas estratégias alimentares são implementadas, prescrição de fitoterápicos e suplementos nutricionais para melhores resultados. Em geral, o acompanhamento inicial é quinzenal ou mensal. É importante que os pacientes adquiram no ACOMPANHAMENTO NUTRICIONAL autonomia para manter a qualidade da alimentação.

Coaching Nutricional

O COACHING NUTRICIONAL é uma técnica que impulsiona o paciente para o seu objetivo nutricional, em particular o EMAGRECIMENTO, usando ferramentas como formulários e levantando questionamentos individuais para vencer os obstáculos que impedem de chegar ao tão sonhado EMAGRECIMENTO.

Se você já tentou vários métodos para emagrecer sem sucesso, o profissional COACH atua em aspectos fundamentais para que o processo da mudança do comportamento alimentar seja eficaz e saudável.

O COACHING desenvolve :

 

  • AUTO EFICÁCIA: A técnica trabalha a recuperação da auto eficácia do paciente, ou seja, a crença do paciente na sua própria capacidade de mudar seus hábitos.
  • MOTIVAÇÃO: O coaching aumenta a determinação do paciente em perder peso e não desistir da reeducação alimentar.
  • MUDANÇA COMPORTAMENTAL: Com a ajuda do Coach, são desenvolvidos comportamentos mais saudáveis e produtivos.
  • RESPONSABILIDADE: O processo amplia o compromisso do paciente com a reeducação alimentar e a prática de exercícios, por exemplo.
  • VALORES E PROPÓSITOS: o método associa os objetivos aos valores e ajuda a compreender que emagrecimento trará bem- estar e qualidade de vida. 
  • AUTONOMIA E APRENDIZADO: incentiva o paciente a manter os resultados alcançados e a continuar procurando melhorias.

Fitoterapia

É o estudo das plantas medicinais e suas aplicações nos tratamentos de doenças, seja na prevenção, alívio ou cura das doenças.

Especialista em Fitoterapia Funcional, Dra. Márcia Mônica utiliza a fitoterapia, a ciência que utiliza as características naturais de plantas, vegetais e frutas como coadjuvante no tratamento de doenças. Portanto, é fácil de imaginar como a nutrição pode ser considerada parte importante desse processo.

A nutrição é a ciência da alimentação, e explora as características dos alimentos que fazem parte da nossa dieta diária e que ajudam a manter nosso organismo funcionando normalmente. Quando aliada à fitoterapia, a nutrição consegue dividir seus conhecimentos sobre os nutrientes e suas funcionalidades para ajudar no tratamento de várias doenças que podem ser controladas – e até mesmo curadas – com a fitoterapia.

Os fitoterápicos podem ser usados como aliados da alimentação, nos tratamentos de doenças, na forma de cápsulas, xaropes e chás.

Avaliação da composição corporal

Para o acompanhamento nutricional ser adequado e personalizado, usamos alguns parâmetros de avaliação nutricional:

  • Peso

O peso corporal é acompanhado através da pesagem na balança a cada consulta. Um dos métodos de avaliação é o IMC ( Índice de Massa Corporal ) que utiliza o peso corporal e a altura para determinar se o peso está dentro do ideal.

  • Dobras Cutâneas e diâmetros

As medidas de dobras cutâneas produzem um dos métodos mais precisos na avaliação nutricional. Através dele determino a quantidade de gordura corporal e massa muscular, sendo mais determinante para estimar o peso corporal.

  • Medida da pressão arterial

A Hipertensão Arterial é a principal causa dos acidentes vasculares cerebrais (AVC) e a medição da pressão arterial constitui-se no melhor controle da pressão arterial no atendimento primário da nutrição clínica