VEJA NOSSO

BLOG

Este espaço traz contribuições importantes para esclarecer sobre varios temas voltados para Alimentação e Saúde, novas descobertas e você pode interagir enviando sua opinião e questionamentos!

O poder da empatia

O conceito de empatia é ainda muito confuso para muitas pessoas. Um bom exemplo de que as pessoas ainda não conhecem exatamente o significado de empatia é que muitas confundem simpatia com empatia. Mas o que seria empatia? É a capacidade de se colocar no lugar do outro. Ser empático é tentar sentir o que o outro está sentindo, e quando isso acontece, as duas pessoas se conectam a um nível profundo e ambas se beneficiam dessa experiência. Só que empatia não para aí, porque à medida que você pratica, principalmente com os filhos, no intuito de entender o que ele está passando e se coloca no lugar dele para sentir as dificuldades dele, será capaz de enxergar as razões do seu comportamento.
No desafio de criar os filhos, ensinar as crianças desde cedo a serem gentis, a compreender e se preocuparem com o próximo é parte da educação. Isso envolve ter consciência de si mesmos e dos outros que os rodeiam. Essa é uma competência fundamental nesse processo de aprendizado, assim como saber que suas atitudes também causam reações e sentimentos nos outros.
Ou seja, por mais que o motivo da tristeza de uma criança pareça bobo para nós, isso não significa que ela não está sofrendo por isso e nós não devemos julgar aquele sentimento. Pensar que a criança (ou qualquer outro ser humano) está triste à toa ou está frustrado por coisa boba só piora aquilo que a criança está sentindo. Afinal, se nós não gostamos que as pessoas subestimem nossos sentimentos, porque faríamos o mesmo com os nossos filhos?
As crianças precisam de adultos que irão ajudá-las a se tornar solidárias, respeitosas e responsáveis com suas comunidades. Esse é um aprendizado para a vida.