VEJA NOSSO

BLOG

Este espaço traz contribuições importantes para esclarecer sobre varios temas voltados para Alimentação e Saúde, novas descobertas e você pode interagir enviando sua opinião e questionamentos!

Nutrição x Depressão

A depressão é um transtorno mental que tem como características desânimo, tristeza constante, angústia, indisposição associada à ansiedade e à dificuldade ou impossibilidade de sentir prazer. Diversos estudos recentes mostram que a depressão está diretamente relacionada à nutrição, pois, quimicamente, os sintomas apresentados no quadro estão relacionados à deficiência na produção de hormônios responsáveis pela sensação de saciedade, bem-estar e prazer. Sendo comum que pacientes depressivos muitas vezes utilizem a alimentação como uma válvula compensatória, fazendo com que o indivíduo ou coma muito ou não coma nada.


A seguir alguns nutrientes que podem ajudar a melhorar o quadro:

  • Triptofano: atua na regulação do humor, sono e apetite, podendo ser encontrado na quinoa, banana, abacate e lentilhas.
  • Ômega 3: atua na neurotransmissão da serotonina e dopamina, podendo ser encontrado em peixes de águas profundas, linhaça e chia.
  • Zinco: Atua na redução do estresse, sendo encontrado em oleaginosas, ovos e carnes.
  • Cromo: É essencial na regulação das vias serotonina, podendo ser encontrado em frutos do mar, queijos e carnes.
  • Vit. do Complexo B: Participam da síntese de neurotransmissores, são encontradas em alimentos de cor verde escura, fígado e feijões.
  • Vit. D: Desempenha papel neuroprotetor, é sintetizada a partir do contato dos raios solares UV com a pele mas também pode ser encontrada em alimentos como sardinha, ovos e atum.
  • Vit. E: Atua melhorando a ansiedade e prevenindo a ação do estresse oxidativo, é encontrada em óleos vegetais e oleaginosas.

 

Informações: Brenda Lessa – Estagiária em Nutrição @behlessa